O PDT da cidade de São Paulo realizou nesta quarta-feira sua primeira plenária do Diretório após as eleições e contou com a presença massiva de novos filiados na cidade. O evento seguiu a agenda de filiação do dia 12/12, na qual simpatizantes do partido de todo o Brasil ingressaram nas fileiras pedetistas a partir da participação na campanha presidencial do candidato do PDT, Ciro Gomes, com destaque para a participação dos militantes do grupo Todos Com Ciro e da Juventude Socialista da capital.

Com a presença de cerca de 150 pessoas, a plenária foi aberta pelo presidente do PDT da cidade de São Paulo, Antônio Neto, que fez um breve balanço sobre o resultado das eleições, destacando o papel de destaque da juventude na campanha de Ciro Gomes.

Segundo ele, que também foi o candidato ao Senado pelo partido no estado, a a juventude foi a grande protagonista da campanha de Ciro em todo o país, mas principalmente na capital, aonde Ciro teve vitórias eleitorais sobre o candidato derrotado no segundo turno e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), em diversos pontos da cidade.

Depois do balanço eleitoral, Neto introduziu aos presentes os movimentos setoriais do PDT em atividade na capital (AMT, JS, Mov. Negro, MCDR, MCT, Sindical) e anunciou a filiação dos professores Nelson Marconi (FGV), coordenador do programa de governo de Ciro Gomes, e Gonçalo Pereira (Unicamp), responsável pelas políticas públicas energéticas do programa de governo do PDT, que tocarão os trabalhos da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) no estado e na capital. Na próxima semana, no dia 18 de dezembro a FLB-AP apresentará, na sede do PDT/SP, sua nova diretoria e os trabalhos que serão realizados nos próximos anos. 

A apresentação dos trabalhos e da organização do Diretório do PDT para os próximos anos ficou a cargo do presidente da Juventude, Gabriel Cassiano, que discorreu sobre as diretrizes e o planejamento estratégico que o partido deve adotar para os próximos dois anos para a construção dos Diretórios Zonais e dos demais grupos de trabalho que compõem o Diretório.

PARTICIPAÇÃO ATIVA

Com participação ativa dos presentes, a plenária contou com mais de vinte intervenções dos presentes e dezenas de inscrições para falas, dentre as quais se revezavam observações, dúvidas e colocações acerca da organização do partido na capital, do processo eleitoral de 2020 e os rumos do projeto nacional de desenvolvimento. Na oportunidade, o militante do Movimento Negro da capital, Lucas Claro, apresentou seu projeto de desenvolvimento do setorial para o Diretório.

Após as intervenções dos demais presentes, o evento terminou com a fala do representante do Todos Com Ciro, Felipe Augusto, que falou sobre a entrada dos militantes do grupo no PDT e os rumos do movimento no país.